Umas das coisas que mais me perguntaram em consultório é:
Quando a ansiedade é saudável?
E acho que você já deve ter se perguntado a mesma coisa.
Toda emoção é saudável, então, como a ansiedade é uma emoção, ela também é. Mas, seu excesso frequente, intenso e que traz prejuízos pra você no dia a dia, sinaliza que ela "já passou do ponto."
Ela deixa de ser saudável quando te atrapalha mais do que te ajuda, quando você não consegue passar por cima dela e conviver com o desconforto que ela te causa, mas isso não quer dizer que seja um transtorno.
Muitas vezes, alguns ajustes, uma mudança no estilo de vida ou na maneira de lidar com os seus pensamentos e comportamentos, pode aliviar esse excesso.
Você já teve a sensação de que iria perder o controle quando se sentia ansiosa?
Isso é muito comum, e pode ser um sintoma de ataque de pânico, embora também apareça de forma isolada. Essa sensação de perda de controle na verdade é uma alteração de percepção, como resposta à ansiedade. Isso pode acontecer por alguns motivos, por exemplo:
- Hipersensibilidade à ameaça: Em estados de ansiedade, a percepção de ameaça pode ser amplificada. Situações que, em circunstâncias normais, não seriam interpretadas como ameaçadoras podem ser percebidas dessa forma, levando à sensação de que algo ruim está prestes a acontecer.
- Foco Antecipatório no Futuro: A ansiedade muitas vezes está associada a preocupações com eventos futuros. O pensamento antecipatório excessivo pode levar a uma sensação de falta de controle sobre o que está por vir.
- Necessidade de Controle: Algumas pessoas têm uma necessidade mais pronunciada de controle sobre suas vidas e circunstâncias. A incerteza, comum em situações ansiosas, pode desencadear a sensação de perda desse controle desejado.
Quando se sentir assim novamente, lembre: a sensação é de que estou perdendo o controle, mas isso não está realmente acontecendo. Escolha também concentrar sua atenção para outras coisas que estejam perto de você, dessa forma a ansiedade vai diminuindo e essa sensação desagradável também.
Quais são as desculpas que você conta pra você mesma para continuar agindo sempre do mesmo jeito?
Todas nós queremos uma vida melhor, um bom relacionamento, um trabalho em que se sinta realizada, uma aparência que goste…
Nada cai do céu, muitas coisas precisam ser conquistadas e construídas.
A vida que você quer ter no futuro depende da pessoa que você não é - ainda.
depende ainda mais das renúncias que você faz a cada desculpa que sua mente te conta.
Sim, a sua mente te dá inúmeras desculpas todos os dias: “Só hoje”, “Só mais 5 minutinhos”, “Já que eu não consigo mesmo…”, “Na semana que vem eu começo”.
O que você não sabe é que, por melhor que seja a desculpa que você se conta, ela ainda continua sendo uma desculpa.
Você continuará parada no mesmo lugar, com os mesmos resultados, e um dia, no futuro, não terá como se desculpar pela vida que criou para si mesma.
Então, comece a observar as histórias que você mesma cria e passe a escrever um novo capítulo.